top of page

Bolsas MEXT - Um breve resumo

Bom dia, boa tarde, boa noite pessoal!

Aqui é Ana Lontra, doutoranda em Química na Universidade de Shinshu, aqui no Japão, e vim pra cá em 2018.

E como eu vim pra cá? Vi com uma das bolsas do MEXT Pesquisa <3


"Tá, mas o que são as bolsas MEXT?"

Se você não conhece ou tem interesse já nessas bolsas, cola aqui no post que vou contar pra vocês, de uma maneira resumida, o que são essas bolsas de estudo pra vir pro Japão!


Bom, a sigla MEXT significa "Minitperio da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão", então seria algo equivalente ao MEC do Brasil. E o MEXT disponibiliza diversas bolsas de estudos para estrangeiros que desejam estudar no Japão.


As modalidades que existem são:

1) Treinamento de professores

2) Língua e cultura japonesa (para estudantes de Letras Japonês)

3) Língua e cultura japonesa (para descendentes de japoneses)

4) Pesquisa (englobando mestrado e doutorado)

5) Graduação

6) Escola Técnica

7) Curso Profissionalizante



"E como consigo aplicar para essas bolsas?"

De modo geral, os consulados regionais e embaixada do Japão no Brasil realizam todos esses processos seletivos! O edital pra cada modalidade abre uma vez por ano (salvo excessões), e a data de abertura do edital e de partida para o Japão varia de acordo com a modalidade que você irá aplicar.


É importante lembrar também que, para cada modalidade, é necessário pré requisitos específicos, além de que a idade limite também muda de modalidade pra modalidade. E também, é necessário prestar muita atenção que muitos documentos e pré requisitos podem mudar de acordo com o consulado que você irá realizar o processo seletivo!



"Ah, então posso escolher aplicar no consulado que eu achar que tenho mais chances de passar?!"

Não, não pode.

O consulado que você deve realizar o processo seletivo é o consulado que atende a região na qual você mora! Pra saber onde você deve realizar o processo seletivo, da uma olhada nesse mapinha aqui (fonte: https://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/enderecos_uteis.html)


Cada consulado tem o seu próprio site, e cada um deles tem uma aba sobre as bolsas de estudo MEXT. Ah, e é importante reforça: Sempre verifique todas as informações oficiais no site do consulado no qual você vai irá realizar o processo!! Informações como essas do blog e de outros criadores de conteúdo são ótimos pontos de partida pra você saber onde começar a procurar as coisas, mas especialmente com relação a documentação e datas, é necessário verificar tds as informações oficiais!!!



"Ok, agora que sei por cima o que é o MEXT, como saber qual a melhor modalidade pra eu aplicar?"

Vamos então dar um breve resumo do público-alvo de cada modalidade de bolsa, pra você ter uma noção de qual bolsa poderia aplicar.


1) Treinamento de professores

Bolsa oferecida aos professores, orientadores pedagógicos, assistentes educacionais, diretores, etc. do ensino fundamental e/ou médio, com o objetivo de realizar pesquisa, em universidades japonesas, nas áreas relacionadas à educação, e aplicá-los em suas escolas no Brasil.

É necessário ter no mímino 5 anos de atuação na área e excercendo a profissão no momento da inscrição.

E o limite de idade é de 35 anos (ou seja, para o edital de 2022, pessoas nascidas em ou após 02/04/1987*).

E essa bolsa contempla 1 ano e meio de estudos no Japão.


*Essa data parece estranha, mas a razão disso é que o ano letivo começa em Abril no Japão.


Para demais informações sobre essa modalidade, acesse o edital do seu consulado


2) Língua e cultura japonesa (para estudantes de Letras Japonês)

Bolsa voltada para estudantes universitários do curso de Letras Japonês, afim de aprimorar o conhecimento na língua e cultura japonesa. Para isso, é necessário ser aluno universitário desse curso (não adianta já ter estudado Letras Japonês e ter mudado de curso e tentar pegar essa bolsa, tá? Tem que estar cursando Letras Japonês no momento da inscrição!).

Além disso, é necessário ter proficiência equivalente ou superior ao N3 do JLPT (teste de proficiência de japonês), ter idade entre 18 e 29 anos, e ter certeza que, após retornar ao Brasil, irá concluir o curso no qual está matriculado.

Essa bolsa permite ficar 1 ano no Japão.


3) Língua e cultura japonesa (para descendentes de japoneses)

Essa modalidade é semelhante à anterior, porém é voltada para alunos universitários,d e qualquer curso, que sejam descendentes de japoneses em qualquer nível (ou, em outras palavras, Nikkeis*).

Os pré requisitos são semelhantes, é necessário ter proficiência equivalente ou superior ao N4 do JLPT (teste de proficiência de japonês), ter idade entre 18 e 29 anos, e ter certeza que, após retornar ao Brasil, irá concluir o curso no qual está matriculado.

Essa bolsa permite ficar 1 ano no Japão.


*Ao menos no edital desse ano (2022), qualquer descendentes de japoneses, seja 3a geração (sansei), 4a geração (yonsei) ou superior, pode aplicar para essa bolsa. Mas é interessante verificar sempre, pois isso é um dos pré requisitos que pode mudar no ano no qual você irá aplicar para a bolsa.


Para demais informações sobre essa modalidade, acesse o edital do seu consulado


4) Pesquisa (englobando mestrado e doutorado)

Essa modalidade é para quem tem interesse em realizar pós graduação stricto sensu, ou seja, mestrado ou doutorado. É possível também ir apenas como pesquisador e não necessariamente retirar o título de mestre ou doutor.

Nesse caso, é necessário montar um projeto de pesquisa que seja aplicável no Japão, e ter conhecimento avançado em inglês e/ou japonês (alguns cursos são oferecidos 100% em inglês, porém, não aconselho vir sem saber nada de língua japonesa, pois o dia a dia fica um pouco complicado).

Além disso, é necessário estar formado ou estar para se formar na graduação até a data do embarque para o Japão. Ou seja, pessoas que estão no último ano da graduação ou último ao do mestrado podem aplicar para essa modalide!

O limite de idade é de 35 anos também nessa modalidade (ou seja, para o edital de 2022, pessoas nascidas em ou após 02/04/1987).


A período dessa bolsa é de 2 anos quando se começa como pesquisador, mas é possível "migrar" a bolsa para mestrado ou doutorado. Então, após incresar no mestrado da universidade você teria mais 2 anos, e após incresar no doutorado você teria mais 3 anos.

O que acontece é que muitas pessoas fazem apenas 6 meses ou 1 ano como "pesquisador" e depois migram a bolsa para mestrado ou doutorado. Porém é importante ressaltar que, após migrar a a modalide de bolsa, não é possível pedir extensão de prazo dentro de uma mesma modalidade!


Ah! Vale ressaltar que não existe modalidade de "pós graduação sanduíche" para as bolsas MEXT, ou seja, apenas há a possibilidade de realizar a pós graduação plena no Japão.


Para demais informações sobre essa modalidade, acesse o edital do seu consulado


5) Graduação

Essa modalidade é para quem deseja realizar a graduação plena em universidades japonesas, de qualquer curso.


Nesse caso, são 5 anos de curso, sendo o primeiro ano preparatório com aulas de japonês e preparação para realizar o vestibular interno da universidade japonesa, e mais 4 anos de curso regular. As únicas excessões são cursos de Medicina, Odontologia, Farmácia e Veterinária, que tem duração de 7 anos (1 ano de preparatório + 6 anos de curso).


Para essa bolsa o limite de idade de 24 anos e precisa ter o ensino completo ou no último ano do ensino médio (ou seja, é necessário comprovante de que irá se formar até a data da partida para o Japão).


É necessário ter conhecimento de língua inglesa e/ou japonesa, mas alguns consulados você não pode zerar a prova de japonês! Então verifique o edital do consulado que você irá realizar a prova e consulte isso com calma.


Nessa modalidade, é necessário, tradicionalmente, realizar provas presenciais de conhecimentos gerais, e os tipos das provas variam com a modalidade do curso que você pretende realizar. Essa separação e os tipos das provas requisitadas podem ser vistos na tabela abaixo (fonte: https://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/graduacao.html, acesso em fevereiro de 2022) --> Lembre-se de verificar o edital do ano e do consulado no qual você irá prestar o processo! Use as informações aqui só como ponto de partida pra começar a procura, certo??


Ah, e vale ressaltar que a maioria das universidades japonesas terão aulas apenas em japonês, então será necessário o japonês técnica da sua área de estudo, e além disso, o conteúdo estudado no ensino médio japonês é diferente do ensino médio brasileiro. Desse modos, conteúdos como cálculos básico serão cobrados nas provas.

Para saber quais conteúdos serão cobrados, você pode se basear no conteúdo do EJU (que seria o vestibular japonês), que pode ser verificado nesse link: https://www.jasso.go.jp/en/ryugaku/eju/about/index.html



Para demais informações sobre essa modalidade, acesse o edital do seu consulado


6) Escola Técnica

Essa modalidade é pra quem deseja cursar Escola Técnica plena no Japão, com duração de 4 anos (1 ano de preparatório + 3 anos de curso).


Pré requisitos como limite de idade, conhecimento de língua japonesa e/ou inglesa e ser formado ou estar para se formar no ensino médio são iguais aos pré requisitos da modalidade da Graduação.


Aqui a maior diferença para a modalidade de Graduação são os cursos disponíveis, que pode ser verificados nesse link: https://www.studyinjapan.go.jp/en/_mt/2021/04/2022_Majors_CofTechnology.pdf


Aqui, novamente, as provas cobradas variam de acordo com a área que você pretende cursar. A Tabela do link acima as áreas são separadas de A a H, e os conteúdos cobrados são:

  • Áreas A, B, C, E, F e G --> Física, Matemática, Inglês e Japonês

  • Área D --> Química, Matemática, Inglês e Japonês

  • Área H --> Matemática, Inglês, Japonês e escolher entre Física ou Química

Para demais informações sobre essa modalidade, acesse o edital do seu consulado


7) Curso Profissionalizante

Essa modalidade é pra quem deseja cursar Curso Profissionalizante pleno no Japão, com duração de 3 anos (1 ano de preparatório + 2 anos de curso).


Aqui também os pré requisitos básicos como limite de idade, conhecimento de língua japonesa e/ou inglesa e condinções de formação é igual ao da modalidade de Graduação.


E, mais uma vez, o que mais muda aqui, além do tempo mais curto de curso, são as áreas disponíveis (que podem ser verificadas no link a seguir: https://www.studyinjapan.go.jp/en/_mt/2021/04/2022_Majors_SpecializedTraining.pdf).


Outra diferença aqui é que, para qualquer área que desejar aplicar, as provas presenciais cobradas são: Matemática, Inglês e Japonês.


Para demais informações sobre essa modalidade, acesse o edital do seu consulado



"Tá, mas quanto que cada bolsa paga?"

De modo geral, todas as bolsas cobrem passagem de ida e volta pro Japão (única e exclusivamente se você puder embarcar na data estipulada pelo consulado. Caso você tenha que alterar a data da passagem por quaisquer motivos, seja emergência médica, você a priori deverá arcar com os custos da passagem).

Além disso, as bolsas cobrem todas as taxas de inscrição e taxas de matrícula (todas as universidades japonesas, inclusive as públicas, são pagas), e um valor mensal para você pagar suas despesas com moradia, comida, etc.

Esse valor mensal varia conforme a modalidade da bolsa, indo desde 117 mil ienes até 145 mil ienes. Além disso, é permitido fazer trabalhos de meio período (arubaito) de no máximo 28 horas por semana. Então da pra se manter legal com esse dinheiro, e se precisar complementar renda, da pra fazer os arubaitos pra ficar tranquilo.

Porém! É recomendado que se traga o equivalente à 2 mil dólares para as despesas iniciais dos primeiros meses no Japão, uma vez que a primeira bolsa demora um mês ou mais para cair na sua conta.

Além disso, com as restrições do covid e quarentena inicial, é necessário estar atento para, na época que você for vir para o Japão, será necessário arcar com custos de hospedagem inicial de quarentena ou não. Então mantenha isso em mente e já se prepare a médio/longo prazo com relação a esses custos iniciais também.



Super dica final!!

Independente da modalidade pra qual você irá prestar, a probabilidade de ter provas presenciais será alto (mas irá depender de como estarão os casos de covid no momento do processo seletivo).

Mas, de qualquer modo, é bom já se preparar e estudar bem, certo??

E pra ajudar nos estudos, aqui está um link com provas antigas de todas as modalidades do MEXT!!

Então aproveita esse link, baixa as provas antigas, e aqui a dica de ouro é: Estude cronometrando o tempo!

Muitas vezes você pode dominar muito bem o conteúdo, mas o tempo de prova é curto, como em um vestibular mesmo, então o tempo é um fator de extrema importância nessa etapa do processo seletivo!



E é isso!

Conta pra gente se esse post foi útil pra você, e se você tem interesse em saber mais informações e ter mais conteúdos sobre o MEXT aqui no blog. E se você ainda tem alguma dúvida, deixa nos comentários, que tentaremos responder da melhor forma possível pra auxiliar vocês!



Além disso, se você quiser conhecer mais do processo MEXT e do dia a dia do Japão, tem muito conteúdo sobre isso no meu canal do Youtube e no meu Instagram!


Youtube - https://www.youtube.com/c/analontra (com conteúdos mais voltados pro MEXT Pesquisa, com dicas passo a passo do processo seletivo, e ainda informações sobre as bolsas JICA)



Instagram - https://www.instagram.com/ana_lontra/ (com muito conteúdo do dia a dia do Japão e dicas rápidos dos processos seletivos e atualizações sempre q tem eventos Japão-Brasil!)


Além disso, estou oferencendo consultorias para quem deseja realizar o processo MEXT Pesquisa, ou ainda quem tem interesse em ingressar na carreira acadêmica. Nessas consultorias consigo dar atenção exclusiva para vocês, conversando sobre seu caso em específico e de modo a auxiliar você a seguir o melhor caminho na sua trajetória rumo seu futuro <3. Caso tenha interesse, as informações estão todas no link abaixo (informações como valores e pacotes promocionais estão na segunda página do forms)




Espero que você tenha gostado e, até a próxima <3

Ana Lontra


Demais fontes e referências:

412 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page