top of page

Como Aprender Japonês de Graça

Atualizado: 4 de ago. de 2020

Japonês não é só uma língua complicada de se aprender, mas também muito difícil de encontrar material didático, principalmente em português. Se tem uma coisa que você precisa saber antes de começar sua jornada de aprendizado na língua japonesa é que, vai facilitar muito sua vida saber muito bem o inglês. Existem muito mais fontes de estudo, livros, apps e sites (que vou destacar mais pra frente nesse artigo) em inglês do que em português.



Apps

A primeira fonte de materiais gratuitos que posso apresentas são Aplicativos. Existem diversos tipos de apps diferentes, focados em aspectos diferentes da língua; alfabetos, Kanjis, gramática, vocabulário, conversação, etc. Basta você escrever "Japonês" na store de apps do seu celular e praticamente baixar todos que ver pela frente.


Mas por que falo isso? É difícil dizer qual app é melhor quando se trata de um método de aprendizado, algumas pessoas vão se adptar melhor com aplicativos mais visuais, outras pessoas com apps que são mais focados em textos, existem até alguns que "gameficam" o aprendizado. Por conta disso é difícil eu te dizer com convicção, "vai nesse que vai dar certo", mas você sempre pode pegar sugestões e indicações.


Eu já testei diversos aplicativos, abandonei alguns, ainda estou usando outros, e conforme vou avançando no aprendizado da língua vou trocando.

Uso alguns mais focados também na prova do JLPT, que é a prova de proeficiência de Japonês.


Então minha sugestão, é baixe, teste e veja qual funciona melhor. Claro que você vai deparar com apps pagos, ou com mensalidade, eu mesma faço uso de alguns que são pagos, geralmente a maioria vale muito a pena, mas faça uso da versão gratúita disponível antes de gastar com o app.


Sites


Assim como apps existem diversos sites com conteúdos gratúitos para você seguir no aprendizado. Infelizmente, como eu disse anteriormente, muitos deles possuem contaúdos em inglês.

Diversos recursos diferentes em PDF.

Provavelmente um dos mais completos em questão de conteúdo, porém sem recursos visuais e sem audios.

Focado no JLPT, desde o N5 até o N1. Com PDFs, apostilas e exercícios.

Indicado para quem está mais avançado no aprendizado, muito bom para treinar a leitura do básico.

Praticamente um curso completo do nível mais básico, criado pela empresa de televisão japonesa NHK. Bom para quem está saindo do zero.

Focado nos estudos do JLP do N5 ao N2. Bom para Kanjis, vocabulário e exercícios.

Para quem quer aprender ou praticar o Japonês com animes. O site possui diversos animes gratúitos com opção de legendas em japonês e inglês. Já vem com um dicionário simples embutido no site, mas as vezes eu prefiro procurar em outros dicionários. Funciona muito bem no celular também.

Mangás com Furigana (leitura fonética dos Kanjis) com opção de mudar para o inglês e ver as traduções. Uma boa gama de opções de mangás, desde com leitura mais simples como Yotsubato, até alguns mais complexos como Kimi no na wa.

Esses dois são dicionários que utiliso muito. O Takoboto tem um ótimo app de celular.



Youtube


Canais do youtube são dinâmicos e muito bom para treinar a dicção das palavras. Existem diversas aulas focadas em gramática, kanji e até para quem quer aprender os primeiros alfabetos.

Vou deixar aqui duas playlists que criei para o N5 e N4 com vídeos que vou encontrando de diversos canais. Avisando que muitos deles são em inglês, mas também tem canais em português.


Playlists


Instagram


Sim é possível aprender algo com o instagram acreditam!?


Existem diversos perfis de estudo e aprendizado no Instagram, e eu estou sempre encontrando novos!

Usar o instagram como um recurso de estudo pode parecer uma loucura pra muitos, mas é muito bom para quem prefere estimulos visuais.


Para encontrar esses instagram (além dos que mencionei em meu vídeo), basta procurar # como #Kanjis, #japonês, #Hiragana, etc. E só "escrolar" e escolher o perfil que mais te atrai.

A minha parte preferida de seguir perfis dedicados a isso é que eles sempre vão ficar no meio de posts convencionais do instagram, assim quando menos espero aparece algum kanji ou frase para eu praticar durante o meu tempo livre.




Eu espero que esse post tenha ajudado você a descobrir e destravar novos métodos de aprendizado! Lembrem sempre de testar o máximo de coisas possíveis, sem desistir! Assim você vai encontrar o que fica melhor para você! Não exise jeito certo ou errado.


Fiquem bem! Abraços!

2.050 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page