Empregos no Japão

Uma pergunta muito frequente que recebo é como e onde procurar emprego aqui no Japão. Não existe uma resposta precisa, e sim diversos jeitos. Tudo vai depender da sua área de trabalho, condições, experiências, educação e como você pretende vir para o Japão.

Para facilitar a busca de vocês escrevi esse artigo com uma compilação de sites e dicas para ajudar na busca de empregos aqui no Japão.


Antes de irmos direto aos sites e você começar a sua busca pelo emprego dos sonhos que irá te levar ao Japão, é preciso entender algumas coisas.

Se você está no Brasil, empregos que irão te trazer para o Japão serão extremamente exigentes, o que quero dizer com isso, você precisará de um alto nível de experiência na sua área (no mínimo de 5 anos), inglês fluente, possivelmente algum nível de Japonês (isso vai depender da sua área de atuação), graduação completa (Bacharelado ou Licenciatura, graduação de tecnólogo não conta como Graduação para empresas Japonesas).

Todos esses pré-requisitos são extremamente importantes não para as empresas e sim para que você seja elegível ao tão desejado visto de trabalho. O visto de trabalho Japonês possui diversas categorias de acordo com a área de atuação, e para cada categoria são exigidos alguns pré-requisitos específicos. Esses que citei são os básicos que a maioria das áreas de trabalho pedem, tudo isso também irá facilitar para que você futuramente de entrada no visto de residência permanente, mas isso vai ficar para outro artigo.

Agora, caso o seu objetivo e é vir para o Japão como estudante, seja de língua ou de graduação, e você quer apenas um emprego básico para sobreviver, pagar aquela viagem, aquela ida ao izakaya mais próximo. Você está em busca dos trabalhos de meio período, Part-time jobs, Arubaitos (ou baitos). Esses trabalhos são pagos pela hora trabalhada e geralmente são bem flexíveis com horários, tem muita rotatividade de funcionários porque a maioria que buscam essas vagas são estudantes e até estudantes estrangeiros que estão em busca de um trabalho para treinar o seu japonês.

Os famosos Baitos tendem a pedir um japonês de nível básico até intermediário, variando de acordo com a quantidade de interação que terá com o público. Eles podem variar de trabalhos de atendentes de loja de conveniência, mercados, lojas, restaurantes, camareiros de hotel, cuidadores de idosos, babás e professores de inglês.

Mas os Baitos não irão dar um visto de trabalho e nem trazer ninguém de outro país, para se aplicar nesses tipos de empregos você precisa estar residindo no Japão.

Nos sites que citarei a baixo alguns são voltados para vagas mais internacionais, trazendo pessoas de fora e outros que irá encontrar mais trabalhos de meio período.


Linkedin

Provavelmente o mais famoso site de empregos que possui na internet, seu você ainda não tem uma conta no Linkedin você já está começando sua busca do jeito errado. Uma das maiores redes sociais para se encontrar emprego e também ser encontrado, sim, você pode receber propostas de vagas internacionais. Basta fazer uma conta, colocar tudo que possui de experiência e conhecimento, certificados, fazer suas conexões, colocar suas habilidades e ser um usuário ativo. Troque o seu tempo de facebook pelo tempo de Linkedin.

Voltado para vagas internacionais você pode conhecer empresas novas e entender melhor como está a sua área de trabalho em outros países. Mesmo que ainda não possua currículo suficiente para uma vaga no Japão, comece as buscas e veja quais são os requisitos que pedem na sua área.


Indeed Assim como o Linkedin o Indeed também é uma plataforma de vagas internacionais, não funciona como uma rede social, e sim como um site de buscas de vagas. Também é ótimo para fazer o levantamento de vagas, salários e o que está em alta.


Gaijinpot

Voltado para vagas no Japão o Gaijinpot é um site que possui diversos artigos que ajudam você na sua vida no Japão. O nome "Gaijin" significa estrangeiro em japonês.

No site você irá encontrar mais vagas voltadas para quem já reside no Japão, assim como Baitos. Consegue encontrar vagas que não precisa de Japonês também, através da busca avaçanda.


Job Board

Esse site é operado pela Japan Association for Holiday Makers, não possui tantas ofertas de emprego, a maioria das vagas são para baitos. Mas é bom para quem está procurando várias opções.


Jobs in Japan

Provavelmente o site que irá aparecer mais nas suas buscas, ele tem vagas que aceita aplicações "Overseas" que quer dizer que você pode se aplicar não estando no Japão. Ele é 100% voltado para empregos no Japão e possui vagas desde Full Time até Part-time.


Japan-Dev

Voltado para a área de tecnologia, com vagas mais voltadas para tempo integral e aplicações fora do Japão.


Yolo-Japan

Um dos poucos sites que possui uma versão em Português, tem um bom aplicativo e é muito voltado para estudantes em busca de trabalho de meio período.


Japan Work

Criado por um grupo de rapazes que estão querendo ajudar estrangeiros a conseguir emprego no Japão. Voltado para trabalhos que recebam bem estrangeiros. Trabalhos de meio período.


Nihon Arubaito

Para estudantes que estão procurando baitos esse é um dos mais recomendados.



Espero que esse artigo tenha ajudado vocês e que agora vocês estejam um passo mais perto de realizar seu sonho de morar no japão.

357 visualizações1 comentário

©2020 por Hey, Ju! Listen!. Orgulhosamente criado com Wix.com