Feriados do Japão

Algumas pessoas que me acompanham já repararam que o Japão é um país de muitos feriados. Sempre que tento explicar o motivo do feriado as pessoas acabam não entendo muito.

Diferente do Brasil, o Japão não possui feriados restritamente religiosos, apesar de existirem datas e festivais religiosos elas não são considerados feriados públicos oficiais. Oficialmente o Japão possui 16 feriados públicos no ano, ficando no TOP 10 países com maior número de feriados.

Os feriados que não são em datas festivas ou comemorativas são datas criadas pelo governo Japonês para que as pessoas possam folgar de seus trabalhos. Como por exemplo o dia da montanha, o dia dos esportes e o dia do mar.

A cultura de trabalho japonesa é muito forte, eles são extremamente "workaholic" oque acaba influenciando em grandes taxas de depressão e ansiedade na sociedade.

Diferente do Brasil (e de muitos países) o Japão tem coo religião "principal" o Shintoismo e o Budismo, a maioria das pessoas segue uma mistura das duas religiões. Por conta disso não existem aquelas diversas datas para cada Santo, como temos em países mais critãos.

As datas festivas ligadas a religião são conhecidos como Matsuris que se traduz literalmente para festival. E outras datas também recebem seu matsuri como a famosa Golde Week, que possui um dos festivais mais famosos do Japão o 花見(はなみ - Hana mi)que nada mais é do que a observação do florescer das sakuras, as flores de cerejeiras.

A Golden Week acontece entre o mês de Abril e Maio onde, geralmente, as flores de sakura estão no seu pico. Elas florescem apenas uma vez ao ano e gera um enorme fluxo de turistas locais e do mundo todo, foram criados 4 feriados para constituir essa semana.

Uma curiosidade interessante nos feriados japoneses é que se um feriado acaba caindo em um final de semana, ele obrigatoriamente é lançado para o próximo dia útil, para que todos os feriados caiam nos dias de semana e as pessoas possam aproveitar.

Por conta disso que o Japão é tão conhecido mundialmente pela a quantidade de feriados, não pelo o volume, mas por conta dessa "regra" instituída.

Então se você está planejando vir conhecer o Japão, fiquem sempre ligados a lista de feriados, muitos deles os estabelecimentos ficam fechados, podendo até fechar parques, museus e outras atrações turísticas, porém você pode também acabar indo em algum matsuri!

Para entender melhor sobre cada feriado individualmente vou deixar aqui alguns links úteis:


E caso tenha interesse em saber mais sobre alguns matsuris que acontecem no Japão, recomendo esse meu vídeo!

Espero que tenham gostado desse post. Fiquem bem, fiquem seguros, abraços!


©2020 por Hey, Ju! Listen!. Orgulhosamente criado com Wix.com