top of page

Help Mark - Marca para deficiências invisiveis do Japão

Quando você estiver andando pelos metrôs, trens e ônibus japoneses você vai encontrar esse simbolo:


A "Help Mark" (marca de ajuda) é um símbolo usado por pessoas que necessitam de assistência, por terem algum tipo de deficiência invisível, mesmo que isso não seja óbvio pela sua aparência, como aqueles que usam próteses de pernas ou articulações, aqueles com distúrbios internos ou doenças incuráveis, sindrome do Pânico, autismo ou aqueles no início da gravidez. Esta marca foi criada pelo Departamento Metropolitano de Bem-Estar e Saúde de Tóquio para facilitar o recebimento de assistência, notificando as pessoas de que precisam de consideração especial.


A marca havia sido criada a principio apenas para a região de Tóquio, mas desde de 2021 já está sendo distribuida em todas as prefeituras do Japão.



Assim como a marca de maternidade, utilizada por gestantes, que permite que as pessoas saibam que você está grávida, a marca de ajuda foi criada para que as pessoas saibam que você precisa de assistência .


A marca de ajuda tem uma forte imagem de ser usada para pedir às pessoas que cedam seus assentos no trem, mas ao usar a marca de ajuda, você pode usá-la em caso de emergência (como quando você cai do lado de fora ou está envolvido em acidente). poderá receber tratamento adequado.


A marca também ajuda a identificar pessoas que precisam de mais ajuda em casos de emergência, já que no Japão casos de desatres naturais como terremotos e furacões são muito comuns.



Como adquirir?

Regra geral, não é necessária a apresentação de atestado de incapacidade para receber a Marca Ajuda. (Alguns governos locais exigem a apresentação de documentos, portanto verifique com antecedência)

Alguns governos locais permitem que o formulário seja enviado pelo correio, portanto, verifique o site de cada governo local.

No site oficial https://helpmark.info/ você encontra as informações de onde você pode adquirir a sua marca de acordo com a sua região.


Eu adquiri a minha em Tóquio e contei pra vocês nesse vídeo.


Na região de Tóquio você também encontra informações em inglês aqui https://www.fukushi.metro.tokyo.lg.jp/helpmarkforcompany//multilingual/en.html


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page