Tatuagens são Proibidas no Japão?

Atualizado: Jul 24

Se você se interessa pelo Japão já deve ter ouvido falar que os japoneses não gostam de tatuagem e até chegam a proibir pessoas tatuadas a entrar em alguns estabelecimentos. Mas por que isso acontece?

Eu sou uma pessoa com muitas tatuagens, mesmo já sabendo que isso poderia atrapalhar meus planos de mudar para o Japão, sempre gostei dessa forma de arte, então fiz o que queria fazer mesmo sabendo das consequências de morar no Japão.

Para entender melhor essa "proibição" (e muitas aspas ai) de tatuagens no Japão é preciso voltar muito no tempo e entender melhor o motivo pelo qual existe esse preconceito com tatuagens e pessoas tatuadas.

Por volta de 720 DC as tatuagens eram usadas para marcas criminosos, cada crime possuía um símbolo e elas eram feitas em lugares que chamassem muita atenção, como no rosto e nos braços. Mesmo depois de cumprir a pena, a pessoa ficaria com o símbolo em sua pele, marcando para sempre que já foi criminosa.

Depois que esse costume de tatuar criminosos chegou ao fim, as pessoas começaram a cobrir as tatuagens com outros desenhos, mas continuando sendo associado a pessoas com passados criminosos.

Então durante o período Edo, as gangues e máfias, como a Yakuza, do Japão resolveram adotar as tatuagens, que já possuíam essa fama obscura, para simbolizar coragem. Ou seja, quanto maior fosse a sua tatuagem, mais coragem e força você teria, porque afinal aguentar uma tatuagem grande era preciso uma boa porção de coragem. As tatuagens também foram adotadas como símbolo de lealdade entre a Yakuza.

Existem também algumas crenças de que a tatuagem torna o seu corpo e a sua pele impura. Provavelmente associada mais a cultura religiosa do Japão, mas isso acabou se espalhando por toda a população independente de religião.

Algumas pessoas também acreditam que tatuar o corpo é desrespeitoso para seus familiares e ancestrais que deram o corpo a você e agora está sendo "destruído" com tatuagens.

Mas atualmente, como isso funciona? Apesar de ainda ter esse "tabu" da tatuagem no Japão e ainda existir estabelecimentos que não deixam pessoas com tatuagem entrarem. Isso vem diminuindo com o tempo. Cada vez mais pessoas do mundo todo viajam para o Japão, cada vez mais o Japão recebe pessoas com tatuagens. E esse preconceito tem ficado cada vez mais para trás, indo embora junto com as gerações passadas.

Após o anúncio de que Tokyo seria a próxima sede das Olimpíadas (agora adiada para 2021), o assunto voltou a entrar em pauta, o fluxo de pessoas, turistas e esportistas será imenso, atualmente grande parte desses esportistas olímpicos possuem tatuagem.

Então cada vez menos você irá encontrar esse tipo de placa nos estabelecimentos, os lugares que continuam com essa regra são estalagens e restaurantes tradicionais, e algumas casas de banhos termais. Em algum lugares eles liberam a entrada de pessoas com tatuagens se elas forem cobertas por adesivos (são adesivos próprios para cobertura de tatuagens). A maioria das academias de ginastica e musculação também tem essa "regra".

E você? Tem alguma tatuagem? Eu ainda não tive problemas com as minhas, já recebi alguns elogios até. Mas muitas encaradas. Ainda não fui proibida de entrar em nenhum lugar e também nunca sofri nenhum preconceito por conta das minhas tatuagens.

Fiquem bem, fiquem seguros. Abraços.


0 visualização

©2020 por Hey, Ju! Listen!. Orgulhosamente criado com Wix.com