top of page

WaniKani: Memorizando Kanjis

Atualizado: 11 de set. de 2020

Se você me acompanha no Instagram, sabe que tenho feito muitos posts sobre o site que descobri a mais ou menos 1 mês, chamado WaniKani!

Eu vou contar pra vocês aqui o que estou achando do método de estudo do site até agora. No WaniKani até o final do Level 3 ele é totalmente gratuito. Depois disso você tem a opção de comprar 1 mês, 1 ano ou fazer um único pagamento para ter para sempre o acesso a todos os níveis.


Infelizmente os valores são em Dólar e todo o site é em inglês. Então se você não se sente confiante em aprender Japonês tendo inglês como base, talvez esse site não seja para você. Ainda mais por conta do método de memorização que ele usa, através de um método chamado Mnemônico.

"Uma mnemónica (pt) ou mnemônica (pt-BR) é um auxiliar de memória. São, tipicamente, verbais, e utilizados para memorizar listas ou fórmulas, e baseiam-se em formas simples de memorizar maiores construções, baseados no princípio de que a mente humana tem mais facilidade de memorizar dados quando estes são associados a informação pessoal, espacial ou de carácter relativamente importante, do que dados organizados de forma não sugestiva (para o indivíduo) ou sem significado aparente. Porém, estas sequências têm que fazer algum sentido, ou serão igualmente difíceis de memorizar."

Em suma, ele utiliza outras palavras já conhecidas para associar com as imagens dos kanjis e com as leituras. Como, por exemplo: O kanji de poder 力 que tem uma pronúncia りょく(ryoku). A forma de memorização sugerida, poder lembra uma pedra, pedra em inglês "Rock". E por aí vai.

Eu sinceramente demorei para me acostumar com esse método, mas depois de alguns dias usando o site você poderia não usar a sugestão dada, mas também conseguia criar as suas próprias. Ele possui uma área para colocar notas.



O que mais me chamou a atenção no site é a seleção de Kanjis escolhidos em cada nível. Para uma pessoa que está estudando de acordo com os níveis do JLPT me trouxe bastante estranheza não só na escolha deles como também nas pronúncias ensinadas. O WaniKani ensina muito bem as principais formas de pronúncias dos Kanjis focando também na utilização dos radicais. O que muitos livros e até cursos não ligam muito, ainda mais para quem está iniciando na língua. E ele faz isso de forma muito equilibrada, entre pronúncias, vocabulário, significado.

Para os ansiosos, você não pode pular níveis e existe um limite de tarefas e revisões que podem ser feitas por dia. Se você é daqueles que gosta de estudar em um ritmo mais acelerado talvez não seja para você.


O WaniKani possui 60 níveis, subindo os níveis de acordo com a dificuldade dos radicais. Não sei dizer ao certo quanto tempo levaria para passar por todos os níveis, considerando que você faça as tarefas e revisões diariamente. Até agora eu consegui cobrir 1 nível por semana, mas isso vai depender da sua margem de acertos e erros. Se a sua capacidade de absorção for boa e tiver uma porcentagem boa de acertos irá evoluir bem mais rápido. Também vai depender do tempo que terá por dia para se dedicar aos estudos.

Conforme os níveis vão passando o tempo que você ira precisar para revisões será maior, pois mais kanjis irão se acumulando para revisar.


Ele possui essa "timeline" de aprendizado pelo qual os kanjis e radicais irão passar, ao chegar no "Burned" eles não irão mais aparecer para revisão. Porém, é possível você zerar os kanjis que estão lá para eles voltarem a aparecer nas revisões.

Outra coisa que achei extremamente interessante é sua integração com o dicionário Jisho. Se você entrar no Jisho e pesquisar por qualquer Kanji ele irá mostrar em qual nível do WaniKani aquele kanji se encontra.


Eu uso o Jisho há muito tempo e nunca havia reparado nisso.


Agora para o meu review pessoal, eu pretendo sim continuar usando o WaniKani, sinto que tenho uma leitura cada vez mais rápida dos kanjis que passo por ele, gosto também da simplicidade do site e da forma como são dados os exercícios. Claro que não vou abrir mão dos meus livros de Kanji por que ainda acho importante aprender a ordem dos traços na escrita, algo que o site ainda não cobre. Mas para aprender leituras e significados com certeza vale a pena. Assim que o período pago acabar, irei para o pacote anual ou até o de um único pagamento.

Vocês já conheciam esse site? O que acharam?

862 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page