top of page

Animais místicos do Japão

Para tornar a sua vinda para um país tão diferente como o Japão eu acredito que quanto mais você conhecer e entender dos costumes, cultura e historia desse país mais fácil vai ser sua adaptação.

Com isso eu sempte me mantenho atenta a tudo de novo que eu possa estar aprendendo. Como no post que fiz sobre "Religião no Japão", hoje trago pra vocês algo mais místico e folclórico relacionado a cultura.

Animais são figuras muito presentes em contos e lendas japonesas, selecionei aqui 5 animais que me chamaram atenção com suas histórias.


Tanuki

O primeiro deles é o Tanuki, ou como também chamados de "Japanese Racoon Dogs", traduzindo livremente "Guaxinins cachorro japones", eles são basicamente Guaxinins que andam nas patinhas traseiras.

Quando visitar o japão você pode se deparar com algumas estátuas de tanukis usando um chapéu e segurando garrafas de sake. E não se assuste com a parte de baixo da estátua, sim, aquilo ali entre as pernas do pequeno tanuki, arrastando no chão é seu saco escrotal.

Várias pinturas também mostram o tamanho das partes intimas dos tanukis, algumas historias contam que eles as usam para diversas coisas, como nadar, prender pessoas, etc. As história dos tanukis podem ser assustadoras, de azar ou até mesmo divertidas, falando que os tanukis trazem sorte.

Uma das lendas dos tanukis são que eles se transformam em humanos para ficar se divertindo por ai, e algumas falam que eles se transformam para possuir e assombrar as pessoas. Acreditasse que os contos dos tanukis vieram junto com o Budismo que foi trazido junto com diversas coisas da cultura chinesa.

Atualmente eles são simbolos de prosperidade e felecidade para a maioria das pessoas! Por isso você pode encontrar as estatuas desse pequenos animais do lado de fora de bares, por que os comerciantes acreditam que eles trazem bons negócios.

Você pode encontrar referência aos tanukis em alguns animes como no filme do Studio Ghibli chamado "PomPoko" e um anime bem fofinho chamado "Poco's udon world".



Raposa

No japão existem diversas lendas diferentes para raposas ou como são chamadas em japonês Kitsunes. Assim como os tanukis eles acreditam em um espírito de raposa que pode se transformar em uma linda mulher ou homem, para atrairem pessoas e sugarem suas almas.

Lendas como essa são encontradas em diversas regiões da Ásia como Coréia, China e Singapura. Mas não se sabe a origem exata da historia da raposa que se transforma em humano. Para cada região a lenda tem sua pequena modificação.

Aqui no Japão acreditam-se também que quanto mais um raposa vive mais rabos crescem em seu corpo, podendo chegar até 9 caudas quando completa 100 anos. E só depois dos 100 anos que ela ganha a habilidade de se ttransformas em humano.

Mas também você vai encontrar nos templos Inari. E já a história dessas raposas são voltadas para a cultura Shintoismo.

Inari Okami, ou o deus inari, é o deus da indústria, fertilidade e prosperidade. E no Japão isso é representado pela colheita de arroz e produções de sake e quando uma plantação estava muito prospera atraia raposas ao seu redor.

Por conta disso as raposas viraram as mensageiras do deus Inari. Sinalizando uma boa colheita, sendo um símbolo de prosperidade.


Corvo

O corvo, não um corvo qualquer, o corvo de 3 pernas! Assim como a raposa é possível encontrar a historia do corvo de 3 pernas em toda região Asiática, mas no Japao você ira conhe-lo como Yatagarasu.

Quando você vier ao Japão, uma coisa e certa, você irá reparar que existem muitos (MAS MUITOS) corvos aqui. Eles nao sao discretos e é impossível não notar, grandes e gralhando em todos os lugares.

A história de Yatagarasu é uma só, o imperador Jimmu, também conhecido como Kamuyamato Iwarebiko, que foi o primeiro Imperador do Japão, de acordo com a tradicional lista de sucessão. Ele foi orientado por Yatagarasu para ir para uma nova regiao, que hoje seria a província de Yamato.

Hoje os corvos são vistos como um símbolo de orientação, e é usado em emblemas e selos em diversos lugares no Japão.


Tsuru (garça)

Você provavelmente já ouviu alguem falando que se você dobrasse mil origamis de Tsuru você teria um desejo realizado, ou alguma coisa parecida. Essa historia que eu tambem ja ouvi muito, não é exatamente assim.

Acontece que os japoneses acreditam que a ave Tsuru (uma espécie de Garça) pode viver mais de mil anos, por conta disso ela se tornou um simbolo de longevidade. Eles acreditam que essa seja a ave mais velha do mundo inteiro.

No folclore japonês ela também é um simbolo de fidelidade, por ser uma ave monogâmica que fica para sempre com um só parceiro.

Mas na história do Orgami dizem que se você fazer cortinas de orgamis de tsurus em sua casa traz longevidade e prosperidade para você e sua família.

E também existe um conto lindo chamado "Mil penas de Tsuru" que conta uma linda história de amor. Vale a pena parar para ler e conhecer um pouco mais sobre essa história dos Tsurus e o Japão.



Namazu

Peixe-gato GIGANTE que mora em baixo do Japão e e o causador dos terremotos e tremores de terra toda vez que balança sua cauda.

Muito conhecido no Japão e pouco conhecido fora dele o Namazu seria um peixe gigante, dependendo de quem conta, podendo ter o tamanho do Japão todo. Você encontra várias gravuras de pessoas tentando domar e matar o Namazu para pararem com os terremotos, mas ninguém nunca conseguiu.

Mas o motivo pelo qual não acontecem terremotos todos os dias é porquê o Namazu está sob os olhos do deus Takemikazuchi (ou Kashima) que é o deus do trovão. E ele toma conta do Namazu para que ele não fique tremendo a terra o tempo todo.

Mas apesar dessa imagem um pouco negativa, hoje o governo japonês adotou o Namazu como um símbolo para usar em sinalizações de orientações para terremotos. Até mesmo o app que nos avisa tem esse peixe como logo.

Hoje acreditasse que comprar coisas com a imagem do Namazu pode trazer sorte.

Existem outros diversos contos, lendas e mítos com animais aqui no Japão, esses foram os que mais me chamaram a atenção e os que mais gostei de saber sobre.



Não esqueçam de se inscrever na área de membros do canal para nao perder os novos posts toda semana. Fiquem bem. Fiquem Seguros. Abraços.

507 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page