top of page

Diminuindo seu Choque Cultural

Sabemos que o Brasil é um país multicultural e por conta disso brasileiros tem fácil adaptação em diversos outros países. Porém nada vai te assustar mais do que visitar ou morar em países asiáticos, seja Japão, China, Coréia, Singapura, Tailândia.

Será praticamente impossível não sentir o famoso "choque cultural". Provavelmente logo na saída do aeroporto já irá sentir a diferença na língua e na interação com as pessoas.


Mas vamos falar de Japão, pois é o exemplo mais vívido que posso dar. Absolutamente tudo que você possa imaginar, vai ser diferente. O jeito como se comunicam, como se cumprimentam, como falam, o jeito de comer, a forma como andam na rua, tudo que possa imaginar, eles fazem diferente de nós Brasileiros.

Brasileiros gostam de abraçar, falar alto, rir alto, falar palavrão. Somos calorosos, emotivos, gostamos de nos expressar, não temos vergonha de chorar, de sentir raiva. E a cultura japonesa é o oposto de tudo isso que descrevi.

Caso você seja uma daquelas pessoas, assim como eu, que tem medo de sofrer um choque cultural muito grande, com crises de ansiedade por não entender o que está acontecendo, eu posso ajudar. Não vou dizer que eu eliminei por completo meu choque cultural, ou que eu vim 100% preparada. Mas com certeza o que eu fiz me deixou bem mais tranquila para encarar essa vida nova do outro lado do mundo.

Primeiro precisamos traçar uma linha, viajar e morar, são duas visões completamente diferentes de um país, são duas experiências distintas. Mas não significa que uma vai ter mais ou menos choque cultural que a outra.

A primeira vez que vim para o Japão foi a turismo em outubro de 2018, essa primeira viagem foi o que ocasionou a nossa vinda definitiva agora em janeiro de 2020. Eu e meu marido já estávamos com planos de se mudar para outro lugar, depois que boa parte da minha família já não estava mais presente no Brasil, a vontade só crescia. Então com a ida em 2018 tentamos botar um pensamento constante na nossa cabeça e virou a frase da nossa viagem toda "E da pra morar aqui?".

A cada novo bairro, cidade ou rua que entravamos a frase surgia novamente "E aqui? Da pra morar?". Claro que não deixamos de aproveitar a viagem mesmo tendo esse pensamento na nossa cabeça, mas com certeza nos influenciou em ter uma outra visão das cidades se não estivéssemos pensando nisso.

Esse pensamento constante durante a viagem me fez entender uma coisa durante a viagem, que provavelmente eu não teria se não tivesse essa frasezinha na minha cabeça. "Quais as dificuldades que eu vou encontrar aqui?" O brilho nos olhos de se mudar para um lugar novo as vezes ofuscam essa visão mais solida da realidade do dia a dia. O que faz também muitas pessoas se decepcionarem pouco tempo após se mudarem.

Então uma dica muito importante, você sabe as dificuldades que vai encontrar? Você tem consciência do tamanho da sua mudança?

Claro que algo muito importante também é visitar o país antes de fazer essa escolha, mas sei que muitos não tem essa oportunidade, ou não conseguem ter tempo de fazer esse planejamento como fizemos. Mas todo esse planejamento vale a pena para ficar preparador para o máximo de coisas que vierem.

Quando falamos sobre choque cultural pensamos logo nos costumes locais e na cultura toda em si, mesmo não tendo o tempo para visitar o país e experimentar um pouco disso, para ter certeza que você poderia se adaptar, pesquisar e ler sobre já faz toda a diferença. A partir do momento que você começa a ler sobre os costumes de um país, um povo, a história, a religião, tudo fica mais claro para entender como toda a sociedade deles funcionam.

Eu sempre tive interesse na cultura japonesa, como contei no primeiro post aqui do site, mas mesmo assim, muita coisa me surpreendeu quando vim a passeio e muitas coisas continuam me surpreendendo enquanto moro aqui. Estou constantemente aprendendo algo novo sobre a cultura e principalmente sobre os comportamentos.

Aprender Japonês também é algo que me faz entender muito sobre a maneira de pensar dos japoneses. E meu marido está sentindo isso que sempre falei, por quê recentemente começou também a estudar japonês.

A língua te ensina muito mais do que se comunicar com palavras, ela te ensina a comunicar com eles de diversas formas. Se eu tivesse que falar para você, uma única coisa que você poderia fazer antes de vir morar no Japão, aprenda Japonês. Independente do que vão te falar, que eles entendem Inglês, que existem sinalizações nas ruas em Inglês, que alguém conheceu alguém que mora 10 anos no Japão e não sabe nada de Japonês. Aprenda. Sua mente vai abrir para coisas novas!

E lembrem, não fiquem com medo de tentar algo novo e assustador. Fiquem bem, fiquem seguros. Abraços.

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page