Morar no Japão sem falar Japonês

Uma das perguntas que mais recebo nas minhas mensagens aqui do site, comentários no canal e até mensagens privadas na página e no meu instagram, "Preciso saber Japonês para morar no Japão?" ou "Quanto de Japonês preciso saber para morar no Japão". Para algumas pessoas parece meio óbvio que a resposta para a primeira pergunta seria "Sim", mas para muitos, não necessariamente.

Claro que se você está se planejando morar no Japão, o máximo que você conseguir estudar de Japonês será de grande ajuda no seu dia-a-dia, principalmente para resolver as burocracias iniciais da sua chegada. Caso não tenha condições financeiras para fazer um curso ou contratar um professor particular eu tenho um artigo que pode te ajudar a aprender Japonês de graça.

Mas vamos voltar para a pergunta, é realmente necessário aprender Japonês para conseguir viver no Japão? Você provavelmente vai encontrar relatos de pessoas que não tem conhecimento da língua e vivem tranquilamente no país, em diversas regiões. Existem províncias com tantos Brasileiros que até foram colocadas placas de sinalizações com traduções em português. Sabendo de tudo isso, preciso?

Aprender uma língua nova, ainda mais japonês onde é preciso aprender também todo um novo alfabeto, realmente é um grande esforço, e muitas pessoas acabam não tendo o tempo necessário para se dedicar a aprender.

Como já contei algumas vezes no meu canal, viemos para o Japão por conta de uma vaga de emprego que meu marido conseguiu. Ele não sabe nada de Japonês, nunca teve tempo para aprender, pois sabia que isso demandaria muito dele. Mesmo sem saber absolutamente nada da língua ele passou para a vaga e viemos.

Então como disse antes, "sim, mas não necessariamente". Você não precisa aprender Japonês para morar no Japão, não é um pré requisito, porém saber te trás diversos benefícios obviamente.

1 mês depois da nossa chegada meu marido percebeu que seria difícil viver sem saber nada, sem conseguir ler e muitas vezes dependendo de mim para algumas coisas. Mesmo com meu japonês de nível básico já era o suficiente para diversas situações do dia-a-dia. Então logo depois que nos estabelecemos, conseguimos alugar um apartamento e passamos por todas as burocracias necessárias para viver, ele resolveu começar a aprender.

A sua vida com certeza será mais fácil quanto maior for seu conhecimento na língua, poderá conhecer mais restaurantes, lugares, pessoas, lojas. Além de questões burocráticas e do dia-a-dia serão bem mais fáceis como ir ao médico, ir a prefeitura, trocar seu plano de internet ou celular. Para tudo isso existem alternativas em inglês, mas você ficará extremamente limitado.


Então se eu fosse dar um conselho para qualquer que pessoa que tem interesse em vir morar no Japão, aprenda a língua! Um mundo novo vai se abrir, você estará mais perto de novas possibilidades. Qualquer nível de Japonês é suficiente, claro que quanto mais você sabe mais interessante ficará para você.

Estou aqui a 6 meses e nesses 6 meses sinto que já aprendi muito mais do que no meu último ano de estudo. A intensidade de informações ao meu redor e também o meu anseio por saber cada vez mais e aprender mais e principalmente por ser mais nítido a minha evolução. Mas não deixe para estar aqui, comece a aprender agora! Fiquem bem, fiquem seguros! Abraços.


70 visualizações

©2020 por Hey, Ju! Listen!. Orgulhosamente criado com Wix.com