Planejando sua viagem pro Japão

Existe coisa melhor do que planejar a viagem dos seus sonhos? Pelo menos para mim foi uma das melhores sensações que tive, eu nunca tinha planejado uma viagem antes e ainda tive que escolher todos os pontos e lugares para ir!

Claro que existem milhares de agências de turismo especializadas em pacotes específicos, como por exemplo fazer só um roteiro nerd, ou algo mais voltado para museus. Mas como eu não tinha uma preferência, corri atrás de fazer meu próprio roteiro de viagem. Por mais que tenham pessoas que não gostam ou não tem paciência em fazer isso, acredite, pode ser extremamente prazeroso se você usar as fontes certas.


Antes de mais nada, comece seu planejamento de viagem fazendo uma planilha, calma, eu sei que isso pode ser o pavor de muitos, mas é muito eficiente na hora de organizar para onde você vai e quanto vai gastar.

Para futuras dúvidas de valores, segue esse vídeo sobre quanto custou minha viagem para o Japão em Outubro de 2018.

Muito importante lembrar que cada viagem é uma viagem, vão existir condições específicas de acordo com o valor do dólar na época que você for viajar (em breve farei um post específico sobre cada época do ano no Japão), assim como também que lugares vai visitar, quais cidades pretende ir, se está indo sozinho, ou acompanhado, você prefere ficar em Hotel, Hostel, AirBnB?

Todas essas questões vão influenciar no valor total da sua viagem. Por isso uma planilha e MUITA pesquisa é essencial para que você não tenha problemas futuros por conta de um mal planejamento. Como por exemplo em ir em uma época do ano em que tem muitas chuvas e tufões, pelo simples fato de uma falta de pesquisa.

Por conta do Japão não ser um roteiro muito usual da maioria das pessoas, existem poucas fontes confiáveis e completas para te ajudar. Mas uma que posso sugerir sem contra indicações é o site www.japan-guide.com. Infelizmente o site é todo em Inglês mas se você está pretendendo viajar para o Japão isso não pode ser um problema. Todas as sinalizações dos principais pontos turísticos serão ou em inglês ou em Japonês, então tenha isso em mente antes de embarcar na sua viagem.

Mas voltando a falar do Japan-Guide, o site é extremamente completo, te auxiliando em todos os mínimos detalhes. Podendo fazer sua pesquisa de acordo com a região que irá visitar, até explicando sobre vistos de turismo e trabalho. O site não me ajudou só na minha viagem em 2018, como também na nossa mudança agora em 2020.

O site também tem em conjunto um canal do Youtube que mostra em detalhes algumas pequenas sugestões de viagens que você pode fazer partindo de grandes centros como Tokyo e Kyoto. Vale muito a pena explorar o site como um todo.

Agora falando de canais do Youtube, existem diversos canais que mostram lugares pouco visitados e que você provavelmente não pensaria que seria interessante ir.

Nesse canal o briânico Chris Broad mostra diversas faces do Japão, dando dicas de viagem, frases úteis em Japonês, lugares para comer e conhecer. Ele tem uma série em seu canal onde ele atravessa o Japão de ponta a ponta de Bicicleta mostrando um lado do país que muitos não conhecem.

Apesar de ter Tokyo no nome, o Tokyo Creative não se foca apenas na cidade de Tokyo, mostra também várias cidades no interior com roteiros de viagem bem diferentes. Também apresentam muito da cultura local do Japão.

Esses dois canais são da mesma pessoa, o Paulo. Ele é um estrangeiro que mora em Tokyo e faz diversos vídeos mostrando a cidade. O canal dele é mais focado nessa região e são vídeos variados desde lugares para comer, visitar, até um pouco do dia a dia das pessoas.

Norm é um Canadense que mora em Tokyo a alguns anos, mas faz muitas viagens por todo o Japão e mostra lados e visões diferentes das cidades.

Focado 100% na cultura japonesa, nesse canal você encontra videos de ótima qualidade sobre diversos lugares bem turísticos por todo o Japão.

Hanna é uma australiana que já morou em diversos lugares do mundo, mas atualmente (2020) esta morando no Japão. Por já ter morado aqui outras vezes ela tem uma visão diferente das cidades e mostra tudo de uma forma muito bela.


Uma observação, na hoa de planejar sua viagem e quando for escolher os museus, templos e lugares históricos para visitar, procurem os sites oficiais para saberem se na época em que você estará visitando a cidade os lugares não estarão fechados mara manutenção. Descobri depois que vim que é extremamente comum lugares turísticos ficarem fechados pelo menos uma vez por mês por alguns dias para manutenção. Então fiquem atentos.



Espero que tenha conseguido tornar o planejamento da sua viagem um pouco mais tranquilo. Todas as dicas que dei aqui foram as que utilizei na minha viagem e na minha mudança.

Fiquem bem, fiquem seguros. Abraços.

0 visualização

©2020 por Hey, Ju! Listen!. Orgulhosamente criado com Wix.com