top of page

Quem foi Oda Nobunaga

Feliz ano novo para todos que estão lendo o primeiro post do ano no momento da publicação.

Nesse post farei uma passagem rápida e pontual sobre Oda Nobunaga.


Como parte do meu aprendizado da cultura japonesa cai nos conteúdos de história do Japão. Considero extremamente importante conhecer, não só a cultura, mas também a história so país onde estou morando. Com esse pensamento em mente resolvi compartilhar aqui e também no meu youtube pedaços da história do Japão.

Oda Nobunaga, filho de Oda Nobuhide, nasceu 23 de junho de 1534 província de Owari (atualmente província de Aichi) – morreu 21 de junho de 1582 em kyoto Kyoto em uma emboscada, sendo obrigado a cometer seppuku. foi um grande daimyo do período Sengoku da história japonesa. Oda foi um grande daimyo (termo genérico que se refere a um poderoso senhor de terras) do período Sengoku (戦国時代, Sengoku Jidai).

A parte mais marcante da sua história foi por ser o responsável por acabar com a ditadura dos Muromachi or Ashikaga shogunate, expulsando eles da capital que era Kyoto, o shogunate eram os governadores shogun, que eram como se fossem uma ditadura militar da época. Eles governavam as regiões colocando medo na população.

Por conta disso recebeu o título de O primeiro unificador do japão

Esse foi conhecido como o período sengoku, um período intenso de várias guerras civis para saber quem ficaria no poder, a retirada dos shogunates, invasão do japão na Coréia, chegadas dos europeus no Japão. O período sengoku teve seu início na guerra Ounin (1467) e terminou com a chegada de Nobunaga em Kyoto (1568).

Oda também foi o primeiro guerreiro a utilizar mosquetes (armas de fogo), em conjunto com espadas, na Batalha de Nagashino em 1575. Ele lutou contra monges budistas e chegou a incendiar templos, tudo isso por conta do poder político que a religião budista tinha na época, por conta da influência da cultura chinesa desde a época do período nara.

Apesar do histórico violento Nobunaga gostava de colecionar artes, como utensílios de chá e pinturas.

E foi um dos grandes incentivadores da cerimônia do chá, sempre presenteando outros daimyos com artefatos de chás, então se você gosta do famoso Matcha japonês, agradeça a Oda Nobunaga por ser um percursor da arte.

Na prefeitura de Aichi você encontra o Castelo Kiyosu reconstruído em 1989 (清洲城, Kiyosu-jō), que associado ao crescimento do poder de Oda Nobunaga e possui uma estátua de bronze em sua homenagem.

Nobunaga também ficou conhecido em conceder pela primeira vez o título de Samurai para um estrangeiro, Yasuke (provavelmente de origem moçambicana) chegou no Japão em 1579, considerado o primeiro Samurai negro.




863 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer


bottom of page