top of page

Roupas Tradicionais Japonesas

Você amante da cultura japonesa, provavelmente já reparou nas diferentes vestimentas tradicionais que o Japão possui. Talvez não tenha conseguido reparar que elas diferem, mas com certeza já ficou curioso sobre a história do famoso Kimono. Hoje eu vou explicar rapidamente quais são essas diferenças e quais sãos seus usos.



Yukata 浴衣

Seus kanjis significam literalmente, "banho e roupa". Mais conhecido como um Kimono para o verão, seus tecidos são mais leves e possuem menos camadas do que o Kimono tradicional. Geralmente é usado no verão e em festivais, que geralmente acontecem no verão conhecidos como Matsuri. Também são encontrados em Ryokans (estalagens tradicionais) para as pessoas usarem quando saem do banho como se fosse um roupão mesmo. Atrai muito a atenção dos turistas por ser bem mais barato que um kimono tradicional, muitas pessoas acabam comprado como uma lembrança da sua viagem.



Kimono 着物

Seus Kanji significam "coisa que veste". Atualmente os kimonos tradicionais são usados apenas em ocasiões especiais como formaturas, casamentos, funerais, cerimônias de chá e eventos mais tradicionais, mas até o início da industrialização do Japão, por volta do período Meiji, o Kimono era usado como uma roupa do dia-a-dia, ele surgiu no Período Heian (794-1193 CE) e foi passando ao longo dos anos sofrendo modificações, desde ficando com mais, ou menos, camadas, com diferentes tipos de tecido utilizados e também até seu significado, o que ele realmente ele representava. Os kimonos são usados por homens e mulheres porem possuem cortes e estilos diferentes, mudando o tamanho das mangas, comprimentos e o número de camadas. Existem diferenças também de kimonos de quando a mulher é solteira ou casa, uma mulher solteira usa kimonos com mangas mais longas e depois que casam geralmente pedem para diminuir as mangas de seus kimonos, eles também são usados hoje em peças de teatro tradicionais.



Haori 羽織

Seus Kanji são de pena e de tecido, bem diferente. O Haori é uma capa leve formal utilizada por cima do kimono, mais utilizada por homens.

A versão mais leve e mais informal seria a Happi (法被, 半被), assim como a Yukata é a versão mais leve do Kimono.

O Haori era tradicionalmente usado por homens em batalha por cima da armadura, durante o período sengoku (mais ou menos como vemos no anime do Kimetsu), geralmente com o simbolo do seu clã ou com o padrão de tecido da família, mulheres também podem utilizar o Haori por cima de seus kimonos.

Atualmente é utilizado para completar a roupa masculina tradicional em eventos.


Hakama 袴

O kanji é próprio dele, com o significado de saia dividida ao meio. Hakama são as calças utilizadas por cima dos kimonos, inicialmente elas eram utilizadas apenas por homens, mas depois tanto mulheres quanto homens começaram a utilizar o hakama por cima de seus kimono. O hakama é amarrado primeiro na parte da frente e depois na parte de trás passando por cima do Kimono. Existem dois tipos de Hakama, o dividido chamado umanori, o não dividido (tipo saia) chamado de andon bakama, mais utilizado por mulheres. Ele foi criado principalmente para facilitar montarias em cavalo e trabalhos no campo. Atualmente é usado como uma roupa formal, até em eventos de graduação e casamentos.



E nós estrangeiros podemos usar essas roupas?

SIM! As roupas podem ser alugadas ou compradas aqui no Japão!

7.803 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page